sexta-feira, fevereiro 24

TV para bébes?

Há uns dias atrás li um artigo publicado no jornal o Público que me fez pensar. Soube desta publicação nas aulas de pós-parto, onde além de fazer alguns exercicios fisicos, funciona também como terapia de grupo! Ali todas nós podemos conversar e partilhar as nossas experiências, dúvidas e medos, o que para mim é uma grande ajuda.

Este artigo fala na existência de um canal por cabo exclusivamente para crianças com menos de três anos de idade, que emite programação durante as 24 horas do dia.
Segundo a opinião de psicólogos e pedopsiquiatras este tipo de canais não favorece em nada o desenvolvimento das crianças, muito pelo contrário, pois "ver televisão implica um contexto de passividade..."" A criança precisa de falar e que a incentivem a desenvolver a motricidade fina e global... dar um pontapé numa bola, virar a página de um livro..."
Esta é a idade de brincar ao faz de conta, ouvir histórias e fazer exercicio fisico e não ficar sentado diante de um televisor. É claro que muitas vezes no "corre-corre" do dia a dia os pais, por vezes não têm tanto tempo para os filhos como gostariam e se as crianças ficarem entretidas diante do televisor enquanto eles preparam o jantar, arrumam a cozinha ou limpam a casa, tanto melhor. A TV acaba por se transformar numa "ama electrónica", com todos os perigos que isso acarreta.
Ver televisão sim, mas com a supervisão de um adulto, que explica à criança os conteúdos dos programas e só a partir dos dois ou três anos, segundo aquilo que tenho lido.

A questão da educação é algo com que me preocupo bastante, tenho consciência que é uma tarefa complicada, mas temos que tentar transmitir os nossos valores e ideais e fazer o melhor que sabemos e podemos pelos nossos filhos.
Em relação à televisão logo se vê como é que vai ser com o Rodrigo, mas vou tentar valorizar as brincadeiras ao ar livre, ler histórinhas e "tagarelar" muito, além dos muitos beijinhos e miminhos.

segunda-feira, fevereiro 20

Viver


Viver a vida bebendo cada minuto e cada segundo sofregamente... Sorrir, cantar, dançar, pular, correr e saltar...Sentir o vento nos nossos cabelos, sentir cada raio de sol penetrar na nossa alma e aquecer o nosso coração, sentir as leves gotas de chuva escorrerem pela nossa face e lavarem o nosso espirito, que volta a rejuvenescer!

Eis o segredo para viver uma vida FELIZ!
Quando aparecem as nuvens negras para entristecer o nosso dia, é preciso ter força e acreditar que o sol brilhará logo de seguida e o céu voltará a ser azul.
Quando as lágrimas escorrerem pela nossa face, há sempre alguém por perto para secar essas lágrimas e nos fazer sorrir.

Todos temos os nossos momentos menos felizes, não é? Mas se vivermos intensamente, tudo valererá a pena. Acredito que o Amor e a Amizade vencem tudo, todos os obstáculos e barreiras.
Por isso quando choro, no minuto a seguir encontro mil e uma razões para sorrir!