quinta-feira, fevereiro 16

Amamentar

Durante a minha gravidez, li bastantes artigos, revistas e livros sobre vários temas relacionados com bébés, com grávidas e com o parto. Manter-me informada e actualizada foi uma forma de me sentir mais segura e menos ansiosa. Ainda agora continuo a ler a Pais e Filhos e outros artigos que me possam ajudar nesta linda missão de ser mãe.

Li muitos artigos sobre a amamentação. O leite materno é o melhor para o bébé, tem todos os nutrientes necessários e através dele o nosso bébé recebe anticorpos que vão fortalecer o seu sistema imunitário. Além do mais, o acto de amamentar vai proporcionar uma ligação mais profunda entre mãe e filho, uma relação de amor e carinho.
Depois de muito ler, pensei:"Meu Deus e se eu não tiver leite?E se o meu filho não gostar do leite? E se não for suficiente?". Dúvidas que me deixavam preocupada, afinal eu também quero o melhor para o meu filho.

O Rodrigo nasceu e eu consegui amamentar em exclusivo até aos dois meses. Mas a realidade é que o meu filhote começou a engordar pouco e na consulta dos dois meses o pediatra disse-nos para introduzir o suplemento. O Rodrigo continua a mamar do meu leite e depois é que lhe dou o suplemento. Sei que tenho muito menos leite mas enquanto tiver vou continuar a amamentar, pois é um momento único e tão especial que sei que quando deixar de fazê-lo vou sentir saudades de ter o meu menino bem juntinho a mim a fazer-me festinhas na mão e a olhar para mim com os seus lindos olhinhos.

Foi um pouco dificil para mim aceitar que o meu leite já não chegava, perceber porque é que algumas mães conseguem amamentar durante mais meses e outras, como eu, não. Mas depois percebi que o importante é que o meu filho está lindo, saudável e a crescer a olhos vistos e eu tenho feito o meu melhor como mãe.
Acho que seria importante haver artigos que descrevam o outro lado das situações, das mães que não conseguem amamentar e dar algum apoio e ajuda.
Pode ser que um dia alguém pense nisto.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A vida é assim mesmo...no entanto, fazes o q podes pelo teu filho, e isso é q é importante, pois mesmo sendo o leite da mãe parte fundamental na alimentação de um bébé há sempre outras soluções de alimentação.
Beijinho e bom fim-de-semana.

17/2/06 10:32  

Enviar um comentário

<< Home